quinta-feira, 22 de maio de 2014

RJ - BOLÃO 16 - CAMPEONATO ESTADUAL EM DESTAQUE


por Roberto Márcio
A Sociedade Coral Concórdia sediou, no último sábado (17), a segunda etapa do Campeonato Estadual de Bolão 16, que foi marcada pelo duelo travado entre duas das maiores forças do esporte no país: o Nova Friburgo Country Clube e a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF). O retorno da equipe do Coral Concórdia também marcou a competição.
Depois de nove horas de intensa disputa, o SEF- atual pentacampeã brasileira – ganhou a disputa apertada sobre o Nova Friburgo CC, e comemorou intensamente no clube petropolitano. Agora, os campeões se preparam para representarem o Brasil, na categoria masculino, durante os dez dias do Campeonato Mundial, que vai ser disputado entre 20 e 22 de junho, em Luxemburgo.
Se no masculino o domínio foi do SEF, o mesmo não se pode dizer entre as mulheres. Com uma ajuda petropolitana, o Nova Friburgo CC acabou faturando a segunda etapa: a bolonista Patrícia Bade, de 20 anos, foi decisiva na vitória. Ela, também convocada para o Mundial de clubes, está concentrada na competição internacional. ” O Mundial não sai da minha cabeça”, disse a atleta.
A participação do Coral Concórdia também chamou a atenção. Afinal de contas, o tradicionalíssimo clube não participa de um Campeonato Estadual desde 2009. Apesar de ter ocupado a lanterna na classificação final, os petropolitanos ficaram empolgados com o retorno. A equipe foi formada por Adriano Fonseca, Ivani Jorge, Paulo Bade, Fernando e Franklin de Almeida.
A terceira e última etapa será realizada no dia 30 de agosto, no Nova Friburgo Country Clube.
Sobre o Coral Concórdia -  a Instituição é uma das mais antigas do Brasil. Fundada no dia 17 de agosto de 1863, pelos irmãos Gotlieb Stroele e Friederich Stroele, o Coral era na época de D. Pedro II, uma reunião para festas com alegres canções dos colonos alemães, que chegaram em Petrópolis no ano de 1845, e homenageavam o Imperador do Brasil.
E o que é o bolão 16? – Bolão é uma modalidade esportiva, espécie primitiva de boliche, de origem germânica, onde recebeu o nome de Kegeln, composto de uma pista de madeira, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina, e nove pinos de plástico ou madeira.
Na Alemanha, há cerca de 90 mil jogadores cadastrados e no restante da Europa, cerca de 130 mil adeptos, em países como: Suíça, Liechtenstein, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Luxemburgo, Croácia, Sérvia, Hungria e outros, reunidos em federações. É também praticado no Texas (nos Estados Unidos) e na Região Sul do Brasil, onde é forte a presença cultural de imigrantes alemães, possuindo federações estaduais, como a Federação de Bolão do Rio Grande do Sul.
fonte: aconteceempetropolis.com.br

Nenhum comentário:

..................................................