quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ÁGUAS-VIVAS MATAM MAIS QUE TUBARÕES

MEDUSAS: Também chamadas águas-vivas, parecem inofensivas, mas matam mais pessoas que os tubarões. Existem há mais de 700 milhões de anos e possuem milhares de arpões venenosos.
Você bolonista que vai ao Torneio do Iate Clube de Guaratuba, muito cuidado quando for à praia.

Quem já passou por esta experiência sabe o quanto é desagradável ser atingido por água-viva (medusa). Embora as águas-vivas encontradas no litoral brasileiro não sejam as mais venenosas, é importante saber como agir durante um ataque.
Dependendo da pessoa pode desenvolver um processo alérgico, levando a um choque anafilático e/ou parada cárdio-respiratória.
Esse tipo de queimadura não costuma deixar marcas ou lesões, entretanto, no momento da queimação algumas pessoas podem apresentar sintomas tais como: náuseas, vômitos, dor de cabeça e tonturas.
A pessoa ferida pela água-viva, não deve tentar remover os tentáculos. A queimadura deve ser lavada com a própria água do mar (não usar água doce, pois vai doer e inchar mais o local).
Conforme estudo publicado pelo Medical Journal of Austrália, descobriu-se que remover os tentáculos e depois fazer uma compressa com vinagre comercial ou soro fisiológico, alivia a dor e impede a liberação de mais veneno no corpo.
A seguir mais algumas dicas de como proceder:

* Saia da água imediatamente.
* Não coce, esfregue o local queimado.
* Não use pomadas com cortisona ou outros medicamentos para queimadura.
* Se sentir muita dor, tome um analgésico.
* Nos dias seguintes proteja a pele com filtro solar e creme hidratante.
* Evite exposição solar para não ficar com manchas no local.

Em casos mais graves e/ou várias queimaduras no corpo a pessoa deve ser levada rapidamente ao pronto socorro, para atendimento médico adequado.

Fonte: Solange Santos


Nenhum comentário:

..................................................