sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA COM TELMA FONSECA, EX DIRETORA DE BOLÃO DO PRINCESA


PORQUE PEDIU DEMISSÃO?
Vou responder com um pensamento  de Daisaku Ikeda: “O desenvolvimento de uma sociedade depende de quais ideais e filosofias são cultivadas pelas pessoas que nelas vivem”

VOCÊ SAI COM OU SEM FRUSTRAÇÕES DA DIRETORIA DE BOLÃO? POR QUE?
Saio sem nenhuma frustração. Poderia até ter acontecido uma frustração pessoal, mas isso não procedeu. Quando eu precisei fazer alguma coisa, como por exemplo a organização da regional estadual sediada no Clube, cumpri com dedicação as funções e tarefas pertinentes à minha pasta.

PORQUE VOCÊ NÃO CONSEGUIU POR EM FUNCIONAMENTO A CANCHA DA SEDE SOCIAL?

Acredito que por um pouco de ingenuidade. O Clube, ano passado, quando estragou a pista, ainda passava por dificuldades financeiras. O Técnico que tem credencial para consertar a pista é da cidade de Curitiba e cobra, além da mão de obra e peças, o deslocamento até Ponta Grossa (ele super fatura o serviço, uma vez saber  não ter outras pessoas disponíveis para a execução). Contatei com um técnico eletrônico aqui de Ponta Grossa, o qual disse ter capacidade para o conserto. O mesmo, na verdade, consertou a placa da máquina, mas não conseguiu acertar o tempo de subida e descida dos pinos. Por isso a pista “C” não tem condições de uso.

O BOLÃO DO CLUBE PRINCESA DOS CAMPOS TEM FUTURO SÓ COM A CANCHA DA SEDE CAMPESTRE?
Vou responder com outra pergunta: Qual Clube tem a opção de duas canchas para os associados escolherem onde querem jogar/treinar?

NA SUA GESTÃO, QUAL FOI O LEGADO PARA O BOLÃO DE PONTA GROSSA?
Para o bolão, nenhuma. Como pessoa, um aprendizado enorme de como não acreditar em sorrisos e apertos de mãos.

QUAIS FORAM AS SUAS ATUAÇÕES (OBRAS) NESSE PERÍODO À FRENTE DA DIRETORIA DE BOLÃO?
Fiquei muito satisfeita com  a pintura e manutenção das pistas da sede campestre, que há tempos estava abandonada, inclusive pelos bolonistas. Realização também com a equipe feminina do Clube, voltando novamente a participar do campeonato estadual. Uma equipe alegre, disposta e companheira.


PORQUE NINGUEM CONSEGUE FICAR POR MUITO TEMPO NO CARGO DE DIRETOR DE BOLÃO DO CLUBE PRINCESA DOS CAMPOS?
Porque não existe apoio dos bolonistas. Porque, como em todos os lugares e situações, existem grupos que se opõem, e isso é inato do ser humano. Em vez de união, existe os paralelos, os que só cobram, os que só criticam, e os que só assistem.
Quero deixar bem claro que estou respondendo às perguntas, baseada na minha experiência à frente da Diretoria de Bolão. Tive sempre o apoio da Diretoria do Clube,  tive oportunidades de conhecer um pouco mais algumas pessoas, me surpreender com algumas e me decepcionar com outras. Mas essa é a regra da vida; não poderia ser diferente. Assim também, acredito que posso ter agradado a algumas e decepcionado outras.
  
A CONJUNTURA ATUAL DO CLUBE NÃO PREJUDICA O BOLÃO EM SEU TODO?
Não vejo dessa forma. Somos nós mesmos quem prejudicamos o bolão.

O BOLONISTA DE UM MODO GERAL, COLABORA COM O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO, ADMINISTRATIVO E SUSTENTÁBEL DO NOSSO BOLÃO?
Percebi nesse pouco tempo em que estive na pasta do Bolão, que algumas pessoas, e que seja esclarecido, algumas, não colaboram em nada, preferem permanecer em grupos fechados. Outras buscam a expansão do esporte, tentando trazer novas pessoas, novos atletas. Percebemos que o esporte está minguado, não apenas no Clube Verde, mas também nos demais clubes do Paraná e outros estados. Quanto ao desenvolvimento sustentável, acredito que o futuro do Bolão esteja na sua prática junto às pistas da sede campestre, uma vez que não temos problemas com espaço, estacionamento, roubos de veículos.....

VOCÊ VAI CONTINUAR A PRATICAR O NOSSO ESPORTE COM O MESMO ENTUSIASMO, OU ARREFECEU SEUS ÍMPETOS APÓS ESSA EXPERIÊNCIA NA DIRETORIA DE BOLÃO?
Como atleta nunca vou perder o entusiasmo, a garra e a vontade.
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.” (Fernando Pessoa)

DEFINITIVAMENTE A CANCHA DA SEDE SOCIAL VAI VIRAR “ESTACIONAMENTO” OU  “PESQUE E PAGUE”? ACABOU O BOLÃO NA SEDE SOCIAL?

Não importa o que vai virar, se estacionamento, pesque e pague, comércio, etc. O que eu acredito ser  impossível, é  tentar manter duas canchas de bolão e nenhuma delas com funcionamento ideal. Tenho convicção que uma única pista bem cuidada, com manutenção correta trará mais condições da prática do esporte, fazendo assim, com que novos adeptos de interessem pelo esporte.

Telma Regina Fonseca
Em 27/02/2015

Nenhum comentário:

..................................................