segunda-feira, 18 de março de 2013

BRASILEIRO DA MELHOR IDADE - TÓPICOS DO REGULAMENTO

CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ART. 3º - Estão habilitados a participar do Campeonato Brasileiro de Clubes da Melhor Idade atletas com idade mínima de 60 (sessenta) anos, completados no ano da competição.

                Parágrafo Único – No naipe feminino, cada Clube poderá usar até 02 (duas) atletas com 58     (cinquenta e oito) anos, completados no ano da competição .
CAPÍTULO III - DAS INSCRIÇÕES
ART. 6º - Estarão aptos a participar do Campeonato Brasileiro de Clubes da Melhor Idade, 05 (cinco) representantes de cada Estado que praticam a modalidade (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

§ 1º - Ficam, automaticamente, classificados para a competição do ano seguinte, o CAMPEÃO, VICE - CAMPEÃO e o 3º LUGAR do CAMPEONATO.

§ 2º - Caso estes classificados sagrarem-se Campeão, ou Vice - Campeão no seu Estado de origem, no mesmo ano da classificação, as respectivas vagas deverão ser redirecionadas para as equipes que obtiveram a 3ª, 4ª, 5ª colocação, e assim sucessivamente, no Campeonato Estadual da Melhor Idade de origem.

 § 3º - Após abertas as vagas para os Estados de origem, estes por motivos justificados não confirmarem a sua presença, neste caso, depois de esgotadas todas as equipes do Estadual, as respectivas vagas serão redirecionadas paras as equipes que obtiveram a 4ª, 5ª, 6ª colocação, e assim sucessivamente, do último Campeonato Brasileiro realizado.

 CAPÍTULO V – TABELA DE JOGOS E CHAVES
ART. 11 - Cada equipe será constituída por 05 (cinco) atletas efetivos e 03 (três) suplentes, que poderão substituir um titular a qualquer momento, em caso de acidente, doença ou deficiência técnica que obrigue o atleta a se afastar da equipe, valendo a soma dos 02 (dois), isto é, os pontos do primeiro somados aos do segundo. Não haverá bola de experiência para o substituto, caso o substituído já tenha feito naquela pista. O suplente eventual deverá, portanto, estar uniformizado e sempre pronto para entrar na pista. Neste caso, será permitida a troca de bola. O substituído não poderá retornar à equipe no mesmo jogo. O atleta suplente também poderá ser substituído em qualquer momento da partida.




Nenhum comentário:

..................................................